Cicatriz depois da cirurgia? 3 coisas que você precisa saber

Toda cirurgia com corte sempre causa muitas dúvidas. O medo de cicatrizes gigantescas e marcas após a cirurgia é uma delas. Claro que todo procedimento traz seus benefícios, seja melhorando a saúde ou a autoestima do paciente com seu próprio corpo, mas todo procedimento tem suas particularidades. Muita gente se pergunta se as cicatrizes são para sempre, como tratá-las e se é possível amenizar essas marcas. Para falar sobre isso, separamos 3 coisas que você precisa saber!

1. Técnica e habilidade do cirurgião faz diferença
Como a maioria das cirurgias plásticas é baseada em incisões, as cicatrizes são inevitáveis. Afinal, evitar infecções, dar os pontos sem machucar a pele e até permitir que o organismo se recupere da cirurgia acaba deixando uma cicatriz. Mas calma! isso não significa que as marcas precisam ser visíveis. Um bom cirurgião, com técnicas cirúrgicas, habilidades e experiência, fará todo o possível para que as cicatrizes sejam discretas. Com isto, a probabilidade de você ter uma cicatriz escondida (atrás da orelha, em alguma dobra do corpo ou facilmente coberta por roupas) é muito grande. Claro, que isso depende muito do tamanho da incisão e da área operada. Além disso, a cicatriz também tem um tempo para amadurecer que é natural e as marcas podem ficar menos visíveis após este período. Uma cirurgia plástica de qualidade não só é capaz de trazer bons resultados mas também minimizar esses impactos. Quando o procedimento é a laser, melhor ainda. Mas como tudo depende do seu caso, converse com cirurgião sobre o assunto antes de fazer o procedimento.

2. Cuidados pós-cirúrgicos são importantes
Além da técnica e das habilidades do cirurgião, os cuidados pós-cirúrgicos com alimentação, exposição ao sol e outras recomendações precisam ser seguidas de forma rigorosa. Se o especialista recomendou que você tome banho de uma certa maneira, não use determinado cosmético ou evite dormir em cima da cicatriz, não hesite. Cuidar dessa parte também evita complicações como quelóides ou cicatrizes hipertróficas (marca mais intensa que o quelóide, alta e com coloração avermelhada). Apesar do risco, essas marcas podem sim ser prevenidas e tratadas. Caso você note alguma diferença, não deixe de comunicar seu médico, pois o acompanhamento faz a diferença.

3. Tratamentos e soluções estéticas
Se mesmo depois da recuperação você não gosta da cicatriz ou gostaria de corrigir uma cicatriz antiga, saiba que também existe cirurgia plástica para cicatrizes e outras soluções. Na cirurgia, o médico usa as técnicas cirúrgicas para reorientar a cicatriz e permitir que a pele se feche de forma mais controlada. Porém, dependendo da gravidade da cicatriz e do tamanho, tratamentos tópicos como pomadas e curativos podem ser complementares. Em alguns casos, os tratamentos injetáveis com substâncias como ácido hialurônico também trazem resultados positivos. Geralmente as substâncias são injetadas embaixo da cicatriz, preenchendo a pele e suavizando as marcas.

Por fim, vale lembrar que a cicatriz faz parte de qualquer mudança do nosso corpo e significa a recuperação.
Agende agora mesmo seu horário com o Dr. Thomas Benson