Mastoplastia ou Mastopexia? Entenda a diferença em 3 tópicos!

As cirurgias plásticas destinadas as mamas estão entre as mais procuradas nas clínicas especializadas. Seja para aumentar, reduzir, ajustar ou adequar os seios a condições de saúde e e a desejos estéticos. Apesar das palavras serem parecidas, a Mastoplastia e a Mastopexia são cirurgias que estão no topo das mais procuradas mas possuem objetivos e finalidades diferentes. Enquanto uma influencia no tamanho dos seios, a outra está mais ligada ao contorno e a forma como essa parte do corpo é sustentada.

Tem curiosidade sobre esse assunto? Entenda a diferença em 3 tópicos!

A Mastoplastia define o tamanho, a Mastopexia levanta as mamas


Enquanto a mamoplastia é indicada para mulheres que querem diminuir os seios (e para homens também, nos casos de ginecomastia) e a cirurgia consiste na remoção do excesso de pele e gordura de forma que as mamas sejam proporcionais ao corpo, a mastopexia é muito mais associada ao contorno e a posição das mamas.

Além da função redutora, a mamoplastia também pode aumentar os seios (em forma de implante). Apesar deste tipo de cirurgia ser um sucesso nestes casos, se a paciente sofrer com flacidez nas mamas e quiser levantar os seios e remodelar o contorno, a mastopexia é o procedimento ideal.

2. Se o desejo for aumentar a elasticidade e dar um up nos seios: mastopexia


Muitos motivos podem contribuir para que as mamas caiam com o passar do tempo. Além do envelhecimento, perdas bruscas de peso, a fase de amamentação é uma fase que pode ajudar neste processo. Para isso, a mastopexia, é também conhecida por lifting das mamas pela capacidade de reposicionar a simetria da região. No procedimento o cirurgião mexe com as aréolas (o círculo que fica em torno bico do seio), removendo a pele excessiva e contornando a região. Ao mesmo tempo em que a simetria é corrigida, o contorno novo reposiciona os tecidos mamários e nisso a flacidez some e a elasticidade da pele também é redesenhada.

3. Combinação mastopexia + mamoplastia: é possível, dependendo do caso


Quando a paciente procura um tipo de procedimento nas mamas, muitas vezes, a vontade de ter mais de um efeito de uma vez só é comum. Nestes casos, se a paciente quiser aumentar ou reduzir as mamas e ao mesmo tempo modelar e corrigir a posição destas, é possível. Mas isso não é uma regra e tudo depende da avaliação médica junto a paciente. A textura e a densidade do tecido mamário é que vão determinar se o implante pode ser combinado com a mastopexia. Em casos onde a mama é muito flácida, o cirurgião pode ter que recorrer à um implante para dar mais firmeza nos seios e isso melhora o suporte e a projeção das mamas. Quando a paciente passa por redução dos seios, o lifting das mamas também ser positivo para o excesso de tecido que fica e para contornar os seios com o tamanho ideal. Apesar dessa possibilidade, consultar o cirurgião é fundamental para ver se isso se encaixa ou não no seu caso.
Agende agora mesmo seu horário com o Dr. Thomas Benson